Como esterilizar itens de manicure em casa?

Como esterilizar itens de manicure em casa

Olá meninas! Vocês costumam fazer as unhas em casa? Muitas mulheres optam por essa alternativa. Seja por economia, por falta de tempo ou por terem o talento de fazer as próprias unhas sem precisar ir ao salão.  Outras vão à manicure, mas preferem levar o próprio kit. O cuidado deve ser o mesmo na questão da higienização dos itens. Claro que não é possível ter todo o equipamento de salão em casa, mas há algumas dicas que te ajudarão a manter seus objetos livres de germes.

Como esterilizar itens de manicure em casa

Toalha

Após usar toalhas para secar as mãos e retirar cremes, é essencial que a toalha seja lavada. Não reutilize sem lavar, pois os restos de unhas e pele ficarão lá. Lembre-se que a umidade é um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

Alicate e objetos de metal

Alguns objetos utilizados para fazer as unhas são de metal, como o alicate e a tesoura de cortar unhas. Como não é possível ter uma autoclave (aparelho utilizado para esterilização) em casa, você pode utilizar uma técnica simples: ferver os objetos. Antes de fazê-lo, lave os itens com água e sabão e use álcool 70% para desinfetar. Lembre-se de secar bem em seguida, pois a umidade atrai bactérias.

Os objetos cortantes não podem ficar sem cuidados, pois, caso machuquem a pele sem higienização, há riscos de levar bactérias ao sangue. Para preservar a qualidade do corte, use protetores nas pontas para guardar.

Lixas

Por estar em contato direto com restos das unhas, as lixas podem abrigar fungos. Por esse motivo, evite guardá-las junto aos demais objetos e compartilhar lixas com outras pessoas, pois esse hábito pode acarretar o surgimento de micoses. Por ser um item barato, você pode optar por descartá-las a cada uso, mantendo em casa lixas pequenas e em número suficiente para cada procedimento.

Palitos

Os palitos usados para retirar o excesso do esmalte também merecem uma atenção especial. Os de madeira são mais difíceis de secar e, por isso, costumam abrigar bactérias. Para evitar futuros problemas, use palitos de metal, que podem ser esterilizados da mesma maneira que os alicates e tesouras.

Mais dicas

É muito comum o uso de cremes hidratantes para fazer as unhas.  Pode não parecer importante, mas até para usar o creme é preciso ter cuidado. Prefira aqueles em formato de bisnaga, assim você não precisa colocar os dedos ou a mão dentro do pote para pegar, evitando a contaminação por sujeiras ou resto de pele e unhas. Outro ponto importante é conferir sempre a validade dos esmaltes. Além disso, caso perceba alguma diferença na cor ou cheiro, é melhor descartá-los. Os objetos de manicure devem ser guardados em um lugar limpo, seco e longe do calor, em uma necessaire ou caixa.

Manter o kit de manicure higienizado é importante para manter fungos e bactérias longe do seu corpo e evitar problemas de saúde, como infecções ou as incômodas micoses.

Você faz unhas em casa ou no salão? Costuma esterilizar seus itens de manicure em casa? Compartilhe suas dicas conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *