Rachaduras nos pés, como evita-las?

rachaduras nos pés

Olá meninas! A vaidade é algo comum e presente na vida de todas, não é mesmo? Qualquer mulher gosta de se sentir mais bonita e bem consigo mesma. Alguns problemas, entretanto, podem aparecer com o tempo e abalarem a nossa autoestima. Um deles é surgimento de rachaduras nos pés, impedindo, muitas vezes, o uso de calçados abertos por vergonha.

Rachaduras nos pés, como evita-las?

Além de incomodar e ser um problema estético, as rachaduras podem também se tornar um problema de saúde e, por isso, devem ser evitadas e tratadas quando aparecerem.  Confira como evitar e cuidar das rachaduras nos pés e não sofrer mais com isso!

Como surgem as rachaduras

A camada externa da pele — a epiderme — pode sofrer com muitos fatores, causando as rachaduras. Esses fatores podem ser tanto externos quanto decorrentes da genética ou da idade. Alguns problemas de saúde, como alterações hormonais, obesidade ou diabetes também contribuem para as rachaduras nos pés.

Os fatores externos que podem causar as temíveis rachaduras podem ser o atrito dos pés com os calçados ou então o costume de andar descalço. Além disso, o surgimento de micoses, a mudança de clima ou agressões químicas, como contato com produtos de limpeza, também são alguns desses fatores. Se não forem cuidadas ou tratadas, as rachaduras podem até causar dores, feridas e sangramentos.

O que fazer para evitá-las?

Alguns cuidados diários podem te ajudar a evitar e cuidar das rachaduras nos pés. Comece prestando atenção aos calçados escolhidos para o dia a dia. Evite os apertados, que machucam ou não tenham uma palmilha adequada. Também é importante lavar sempre bem os pés com sabonete e secar com atenção, inclusive entre os dedos, para evitar o surgimento de frieiras e micoses. Lembre-se sempre de hidratar os pés com um creme próprio para essa região. Outra dica é fazer massagens regularmente, pois isso ativa a circulação no local, evitando também as rachaduras.

Como posso tratar esse problema?

Caso o problema já tenha surgido, não se preocupe, pois você pode cuidar em casa mesmo. Existem muitos cremes de tratamento que são próprios para esse problema na região dos pés e, inclusive, ajudam a retirar a pele morta. Se preferir, você também pode fazer um creme esfoliante caseiro. Uma boa receita é utilizar duas colheres de sopa de mel e duas de açúcar. Misture bem e passe nos pés antes do banho. Depois, é só lavar e utilizar um hidratante da sua preferência.

Algumas vezes, o problema pode crescer e causar dores e até sangramentos, por isso é importante procurar um médico dermatologista para tratar da forma correta. Em outros casos, a utilização de cremes pode solucionar a questão, mas não deixe de procurar um médico se a situação piorar.

Apesar de ser um problema comum e muito incômodo, as rachaduras nos pés têm solução e, com alguns cuidados diários, podem ser evitadas. Você sofre ou já sofreu com rachaduras nos pés? Como costuma tratar? Já conhecia essas dicas? Compartilhe conosco!

Gostou do post de hoje? Então confira nosso post sobre como acabar com as unhas amareladas para deixar os pés ainda mais bonitos. Assine também nossa newsletter para saber mais sobre unhas e tudo que envolve esse mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *