É necessário deixar as unhas de molho para tirar cutícula?

Cutículas. Esse é um assunto que sempre rende muitas dúvidas acerca da aparência e saúde das unhas. Tirar ou não tirar? Deixar de molho ou hidratar? Afinal, qual a melhor forma de cuidar dessa pele pequena e fina, mas que não passa despercebida? Hoje nós vamos desvendar alguns mitos sobre as cutículas!

É necessário deixar as unhas de molho para tirar cutícula?

Hoje já existem diversos cremes que prometem retirar o excesso de cutícula sem a necessidade de deixar a mão de molho. Se você não fizer uso de nenhum produto que amoleça as cutículas, sim, será preciso deixar os dedos em um recipiente para amolecer a pele. Jamais tente retirar os cantinhos sem esse suporte, pois o risco de ferir o dedo e infeccionar o corte é bem grande.

Contudo, alguns profissionais não aprovam essa prática. Primeiro pelo fato de muitas manicures misturarem a água com produtos como xampu ou outro tipo de saponáceo. Isso pode resultar em uma reação alérgica nas mãos, o que é bastante perigoso.

Uma das maiores artistas de unhas, Karen Hodges, em entrevista para o NailsMag, uma revista eletrônica somente sobre unhas, disse que deixar os dedos de molho para retirar a cutícula também compromete a durabilidade do esmalte. Isso acontece porque as unhas são saturadas com águas, fazendo com que o esmalte saia mais rápido a medida que os dias passam. É justamente quando os cremes e óleos entram em vantagem!

Unhas sem cutículas são mais higiênicas e bonitas?

Não vamos questionar a preferência de ninguém, pois você pode gostar mais de um jeito ou de outro. Contudo, a higiene e aparência das suas unhas não estão obrigatoriamente ligadas ao fato de você não ter cutículas. Um dos hábitos das brasileiras é de fato tirar essa pele, mas pouca gente explica que quanto mais você corta a cutícula, mais ela cresce.

Nos Estados Unidos, assim como na maioria dos países europeus, as mulheres não possuem o hábito de tirar as cutículas na hora de fazer as unhas. É passado um creme para remover o excesso, mas a “raiz” fica lá. O resultado? A frequência com que elas precisam refazer esse acabamento nos dedos é muito menor.

Aqui no Brasil as mulheres já chegam a ir mais de uma vez por semana ao salão e algumas ainda ficam tirando em casa aqueles cantinhos que crescem mais rápido.  Claro que se você deixar de tirar as suas cutículas de um dia para o outro, o resultado nas primeiras semanas não será dos mais bonitos. Elas vão crescer novamente até chegarem ao formato ideal para seus dedos.

Tirar as cutículas é errado?

Após entender o tópico acima e ver que a beleza das suas unhas não está ligada ao fato de cortar ou não as cutículas, essa questão com certeza surgiu. Para quem não sabe, essa pele fininha é a proteção que você tem na base da sua unha. Sem ela, a região fica exposta e bem mais sensível.

Quando você tira as cutículas, deixa a pele propícia a uma série de bactérias e fungos. Para quem não gosta da pele no cantinho do dedo, é legal usar hidratantes e cremes que a afinam e deixam quase que invisível. Também dá para retirar os excessos, mas sem tirar totalmente a cutícula.

Cuidar das cutículas com certeza ficará bem mais fácil agora, né meninas? Diz nos comentários o que você achou das dicas acima! Depois dá uma passadinha lá na Look das Unhas para ver os produtos te ajudarão a deixar as unhas mais lindas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *