É necessário tirar cutículas?

Tirar ou não tirar as cutículas, eis a questão! Essa é uma dúvida que sempre vem à nossa cabeça quando pensamos em unhas bem feitas, não é mesmo, meninas?

No Brasil, a maioria das mulheres tira as cutículas na hora de fazer as unhas, pensando apenas na estética. Mas até onde o hábito nosso de tirar cutículas é garantia de unhas saudáveis? É esse o assunto do nosso post de hoje!

É necessário tirar cutículas?

A cutícula nada mais é que a camada de pele que une o dedo com a unha, certo? Em termos. O que você pode não saber é que a cutícula serve de barreira natural contra a entrada de bactérias e fungos causadores de doença em nosso corpo.

Além disso, como a cutícula fica na matriz da unha, qualquer inflamação ou infecção nessa região pode alterar o formato da unha, deixando ela, por exemplo, cheia de ondulações. Machucados na cutícula podem ainda deixar a unha mais fraca e quebradiça. Ou seja, esse hábito brasileiro de se retirar a pele em redor das unhas não é nada saudável!

Uma nova tendência de manicure

Hábito já comum entre as mulheres europeias e americanas, fazer unhas deixando as cutículas intactas vem surgindo como tendência para quem quer ter unhas bonitas e saudáveis aqui no Brasil:

E como isso é possível?

O segredo é manter as cutículas e unhas sempre hidratadas.  Se você é daquelas que não suporta pele extra sob as unhas, a dica é a famosa empurradinha de cutícula. Após hidratar bem as cutículas e unhas, use um palitinho ou espátula para empurrar delicadamente a cutícula para o sentido da carne dos dedos. Aí, com um alicate afiado, retire o excesso de cutículas, corte delicadamente apenas as pontinhas da pele que saltou.

E quais são as vantagens de não cortar mais as minhas cutículas?

São várias. A primeira delas: suas unhas ficarão mais saudáveis e fortes. Com a cutícula inteira, a entrada de bactérias e fungos pelas unhas é bem menor. Resultado: menor risco de aparecer doenças das unhas como micoses e infecções.

Além disso, com menos traumas e cortes na cutícula, a matriz da unha fica intacta. Isso evita o aparecimento de ondulações e daqueles pontinhos esbranquiçados que costumam aparecer nas unhas. As visitas ao salão para fazer as unhas também vão ficar mais rápidas, isso porque a etapa que mais demora na manicure é a retirada das cutículas.

Suas unhas vão ficar com acabamento impecável, já que não haverá mais cortes nem inchaços. As cutículas intactas e  saudáveis servem de moldura natural para o esmalte!

Cutículas mais finas

O mais interessante de acabar com o hábito de tirar cutículas é que, com o tempo, elas tendem a ficar naturalmente bem fininhas, o que deixas as unhas ainda mais bonitas. O contrário do que ocorre quando retiramos as cutículas com alicate. Esse simples ato é percebido por nosso corpo como uma agressão e, como resposta a essa agressão, nossas cutículas nascem mais grossas, para proteger a unha.

Dicas para unhas e cutículas saudáveis e bonitas

A palavra de ordem  é hidratar, hidratar sempre! Para começar, faça uma esfoliação de sua mão, dando atenção especial para as unhas e cutículas. Uma ideia caseira que funciona muito bem é usar a mistura de mel e açúcar que, além de esfoliar, também hidrata. Acabada a esfoliação, aplique um bom hidratante!

Empurre delicadamente as cutículas com auxílio de uma espátula. Retire o cuidadosamente o excesso de pele que ficou com o auxílio de um alicate bem afiado e esmalte a unha como de costume. Nesta hora, o que vale é a criatividade e preferências de cada uma. Vale colocar películas, adesivos artesanais ou apenas apostar naquela cor especial de esmalte  que você adora!

Tenha sempre em mãos um bom hidratante para mãos e unhas. Use e abuse dele todos os dias!

E vocês, meninas, preferem tirar as cutículas ou apenas empurrá-las? Contem para gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *