Entenda os tipos de esmaltes 3 free e 5 free

esmaltes 3 free e 5 free

Olá meninas! Vocês são daquele tipo de garota que adora ler rótulos de esmalte e fica se divertindo com os nomes diferentes que as marcas dão para as cores? Então, com certeza já se deparou com os tipos de esmaltes 3 Free e 5 Free. Mas esses não só nomes bonitinhos para o vidrinho. Se você ainda não sabe o que esses termos querem dizer, vamos te explicar no texto de hoje!

Esmaltes 3 free e 5 free

Muitas meninas sofrem de alergia aos esmaltes mais comuns por causa de algumas substâncias que os compõem. Os esmaltes 3 Free e 5 Free foram criados como uma alternativa para essas pessoas. Eles são feitos com componentes menos agressivos e livres de algumas coisas que podem causar alergia. Saiba mais sobre esse tipo de esmalte:

Quais substâncias são retiradas nesses esmaltes?

Uma pessoa que possui alergia a esmalte normalmente apresenta sintomas como inchaço nas pálpebras, além de vermelhidão, coceira e descamação nos dedos e em algumas partes do corpo em que ela costuma passar as mãos. Isso tudo pode ser causado por alguma das substâncias que são cortadas nos esmaltes 3 Free e 5 Free.

O esmalte 3 Free são livres de formaldeído, tolueno e DPB. Os nomes parecem complicados, mas seus efeitos são fáceis de entender. O formaldeído você deve conhecer pelo nome de formol e, apesar de ajudar na fixação do esmalte e na durabilidade da cor, ele pode causar coceira, inchaço nos dedos e deixar os olhos bem vermelhos. O tolueno é um dos principais causadores de alergia nos esmaltes. O DPB, por sua vez, causa irritação nos olhos, na pele e nas vias respiratórias.

Os 5 Free são livres de mais duas coisas além dessas mesmas 3 substâncias: resina de formaldeído e cânfora. Elas ajudam a aumentar a fixação e brilho do esmalte, porém aumentam os efeitos de reações alérgicas. Podendo causar alergias na unha e ao redor dela e em demais partes do corpo. Tais como rosto e pescoço.

Só quem tem alergia deve usar esmaltes 3 Free e 5 Free?

Se você apresenta algum sintoma de alergia, o ideal é procurar um médico. Porém, os 3 Free e 5 Free são recomendados para qualquer pessoa. O uso exagerado de esmaltes comuns pode acabar gerando reações alérgicas tardias por causa das substâncias citadas e de outras que podem fazer parte da composição desses produtos. Existem alternativas ótimas e baratas no mercado desses tipos de esmalte que vão gerar ótimos benefícios para a saúde das suas unhas.

Os esmaltes hipoalergênicos também são a mesma coisa?

Os hipoalergênicos evitam reações em algumas pessoas, mas não são iguais aos 3 Free e 5 Free. Eles também são livres de DPB, tolueno e formaldeído. Outras substâncias que são cortadas variam de marca para marca e isso gera diferenças também nos efeitos dos esmaltes nas unhas, como na cor e acabamento.

Mas o uso de qualquer um desses tipos de esmalte não quer dizer que você vai estar 100% livre de alergias nas unhas. Existem outras substâncias presentes nesses produtos que podem causar reações alérgicas, como alguns tipos de corante. Por isso é importante procurar um médico para definir melhor qual a causa da alergia para descobrir qual esmalte é o mais recomendado para você.

Entendeu melhor o que significam esses nomes especiais nos rótulos de esmaltes? Se ainda restar alguma dúvida, é só comentar aqui no blog! Aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber novidades sobre cuidados com suas unhas e para ter mãos mais bonitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *