O que são aquelas manchinhas brancas que aparecem nas unhas?

Por mais que você cuide da saúde das unhas e tente mantê-las sempre bonitas e brilhantes, existem aquelas manchinhas brancas que insistem em aparecer. Além de alterar a aparência de suas unhas, muitas pessoas se preocupam por acreditar erroneamente que o surgimento delas está ligado a algum problema médico importante, como falta de cálcio ou presença de doença grave. Você já teve alguma dessas manchas brancas nas unhas? Descubra aqui o que são elas e como fazer para evitá-las!

O que são as manchas brancas?

Diferentemente da crença popular de que essas manchas representam um problema de saúde sério, elas são apenas um sinal de fragilidade da matriz ungueal (raiz da unha). O termo correto para elas é “leuconíquia”, e surgem devido à formação de bolsas de ar que ficam entre as lâminas da unha, alterando assim sua aparência .

Como elas aparecem?

Existem algumas situações cotidianas que podem provocar essa fragilidade e, portanto, o surgimento da leuconíquia. O contato frequente com produtos químicos fortes de limpeza ou algum componente do esmalte mais agressivo pode ser a causa dessas manchas brancas nas unhas. Além disso, o choque ou atrito decorrente de trauma, como no uso da unha para abrir recipientes e esforço exagerado para cortá-las podem também favorecer seu aparecimento. A agressão à saúde das unhas, seja ela química ou física, é a principal razão para o surgimento dessas manchinhas.

Porém, alguns médicos afirmam também que a falta de alguns nutrientes essenciais no corpo, devido à má nutrição ou absorção, podem deixar a matriz ungueal mais frágil e, portanto, mais suscetível ao aparecimento da leuconíquia.

Como tratá-las?

Primeiramente, é importante evitar as situações que facilitam seu surgimento. Dessa forma, devemos proteger as unhas de choques e atritos, bem como evitar o contato com substâncias químicas fortes ou algum produto que você acredita ser a causa das manchas brancas nas unhas.

Em segundo lugar, existe a recomendação de aplicar produtos para  fortificar a saúde das unhas à base de queratina, d-pantenol ou methiosilane c. Esses princípios ativos proporcionam o fortalecimento das lâminas, deixando-as menos quebradiças. Além disso, podem ajudar na regeneração de unhas já danificadas.

Por fim, uma alimentação saudável, suprida com nutrientes essenciais para a saúde das unhas, como vitaminas do complexo B, zinco e ferro, é fundamental.

De forma geral, não há motivo para preocupação, uma vez que o surgimento da leuconíquia ocorre na maioria das pessoas e não indica comprometimento sério da saúde. À medida que as unhas vão crescendo, as manchas brancas acompanham seu crescimento e, eventualmente, serão cortadas. Caso elas estejam aparecendo com muita frequência ou em grande quantidade, não se esqueça de procurar um médico para uma avaliação mais precisa, ok?

Além disso, se você não quiser esperar semanas para que as unhas cresçam novamente e cortar as tais manchas, que tal cobri-las com esmaltes de cobertura e aplicação perfeitas? Você ficará mais linda e esquecerá totalmente da existência delas!

E então, entendeu como essas manchinhas aparecem? Já sabe como evitá-las? Acompanhe nosso blog para mais dicas de como manter a saúde das suas unhas, e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *