Outubro Rosa: saiba mais sobre essa importante iniciativa

Oi, meninas! Você já conhece aquele lacinho rosa que as pessoas usam na roupa durante o mês de outubro?

Criado nos Estados Unidos na década de 90, o outubro rosa é o mês  que ganham destaque. Devido a várias ações para conscientizar a todos, mas principalmente as mulheres, sobre a importância de se detectar precocemente o câncer de mama.

Como surgiu, como acontecem as campanhas no Brasil e o que pode ser feito para se proteger é o que você confere a seguir:

Como foi que o mês de outubro ficou rosa?

Em 1991, Susan G. Komen Foundation organizou uma corrida para as sobreviventes do câncer de mama. Ela distribuiu a todos os participantes laços rosa para serem usados durante a prova, como forma de chamar a atenção para a causa. Em 1993, foi criada em Nova York  a fundação Breast Cancer Research Foundation para incentivar e gerar fundos para pesquisas sobre o câncer de mama.

Conhecida como BCRF, a fundação instituiu o laço rosa como símbolo da campanha de conscientização da prevenção ao câncer de mama. A partir de então, as chamadas “Corridas dos sobreviventes” são organizadas em diversas partes do mundo. Também ficou bem famosa a ação de iluminar monumentos históricos com a cor rosa em outubro. Já ficaram iluminadas a Casa Branca nos EUA, a Tokyo Tower no Japão e o Palácio do Planalto no Brasil.

palacio-do-planalto-outubro-rosa

Outubro rosa no Brasil

A primeira ação do outubro rosa brasileiro aconteceu em São Paulo.  Outubro de 2001, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa, numa iniciativa de um grupo de mulheres apoiadoras da causa. A partir daí o movimento ganhou força. Em 2008 foram registrados vários outros monumentos iluminados de rosa em diversas partes do país. Até o Cristo Redentor no Rio de Janeiro teve sua iluminação rosada. Além da iluminação rosa, diversas outras ações são organizadas para chamar a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama, como caminhadas, campanhas informativas e mamografias gratuitas.

Agora é com você!

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres no mundo. Especificamente no Brasil, responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano. O sudeste do país é onde há mais casos. Por causa do estilo de vida sedentário, de grande estresse e uma alimentação ruim, com consumo excessivo de industrializados, pode ser a causa do grande número de casos de câncer na região.

Porém, a boa notícia é que o índice de cura do câncer de mama também é alto!  Se detectado no início: cerca de 95% dos casos são tratados com sucesso. Para se cuidar, a palavra de ordem é prevenção. Daí a importância em fazer o autoexame de mama, mamografias, ir ao médico regularmente, cuidar da alimentação e fazer atividades físicas — atitudes que reduzem consideravelmente as chances de se desenvolver a doença.

Os fatores de risco são, principalmente: obesidade, má alimentação, tabagismo, consumo excessivo de álcool e hereditariedade. Importante lembrar: você não pode alterar uma predisposição genética, mas certamente pode atuar sobre todos os outros fatores! Inspire-se no outubro rosa para não deixar de cuidar de você em todos os meses do ano!

Você sabia das razões do mês de outubro ser chamado de “outubro rosa”? Tem mantido em dia seus exames e cuidados com a saúde? Conte para nós nos comentários o que faz para se prevenir contra o câncer de mama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *