Por que as unhas descamam?

Se você sofre com a descamação das unhas e não sabe bem porque isso acontece, talvez seja interessante prestar atenção em alguns fatores que podem estar influenciando na queda da qualidade das estruturas das unhas. Tomando alguns cuidados simples é possível recuperar a saúde e a beleza de suas unhas rapidamente!

Que tal conhecer alguns motivos comuns que podem causar essas descamações tão comuns e que atormentam tantas mulheres? Confira o artigo de hoje e descubra quais deles podem estar afetando a saúde das suas unhas e como se livrar desse problema!

Má alimentação

A desnutrição é uma das maiores responsáveis pela queda da qualidade das estruturas do nosso corpo, como a pele, o cabelo e as unhas. Se você está se alimentando mal, provavelmente suas unhas vão responder negativamente a essa situação.

A deficiência de alguns nutrientes como o cálcio e as proteínas pode ser a maior responsável pela descamação das unhas. Por isso, valorize o consumo de alimentos como leite, iogurte, queijos e carnes para evitar sofrer com esses problemas.

Consumo excessivo de cafeína

A cafeína é um composto nutricional que diminui significativamente a nossa absorção de vitamina A, B, D e do cálcio, todos nutrientes relacionados com a manutenção da saúde das unhas. Por isso, pessoas que bebem muito café, chá-mate ou refrigerantes de cola podem ter maior incidência de unhas que descamam facilmente. Se esse é o seu problema, tente diminuir ou eliminar o consumo dessa substância no seu dia a dia.

Falta de hidratação

As unhas são películas muito sensíveis e que sofrem os efeitos de dias muito secos ou da falta de consumo de água regularmente. Por isso, quem não valoriza a hidratação dessa região das mãos, aplicando creme hidratante regularmente e ingerindo muita água, pode sofrer mais com unhas que descamam. Não se esqueça de ter um hidratante para as mãos e uma garrafa de água sempre por perto!

Problemas com a tireoide

Os hormônios produzidos pela tireóide têm influência na nossa capacidade de formar unhas firmes e brilhantes. Quando essa produção está afetada, especialmente em quadros de hipotireoidismo (que é caracterizado pela baixa produção dos hormônios), as unhas podem lascar com muita facilidade. Nesses casos, é necessário procurar um endocrinologista. Ele te indicará alguns exames e os possíveis tratamentos para controlar o quadro.

Contato com produtos químicos

Quem tem o costume de usar produtos de limpeza, desinfetantes, tintas ou outros produtos químicos sem proteger as mãos com luvas, pode aumentar o risco de descamar as unhas. Esses produtos são tóxicos para os nossos tecidos corporais e podem causar inflamações locais, que prejudicam a formação das estruturas das unhas, além de ressecá-las.

Estresse

Você toma todos os cuidados para que suas unhas não descamem e isso continua acontecendo? Cuidado, pois você pode estar sofrendo com um quadro de estresse. O estresse também afeta a saúde das nossas unhas, resultando na produção de estruturas mais frágeis e quebradiças. Tente inserir momentos de relaxamento na sua rotina. Você sentirá a diferença nas unhas e no seu bem-estar!

Cuidados para fortificar as unhas

Alguns cuidados com as unhas podem ser essenciais para você evitar descamações regulares. Além de se alimentar bem, evitar o consumo excessivo de cafeína, viver uma vida mais tranquila e garantir a proteção das suas unhas diariamente, é possível tomar outras atitudes que podem fortificar essas estruturas, para que não se quebrem com tanta facilidade:

  • Aplique fortalecedores nas unhas semanalmente
  • Não puxe as escamas quando elas aparecerem
  • Não use esmaltes de má qualidade
  • Use lixas somente quando necessário
  • Hidrate as unhas com cremes específicos regularmente

Você sofre com unhas que descamam com frequência? Conseguiu identificar o que pode estar causando esse problema nas suas estruturas? Se suas unhas não pararam de descamar, mesmo com todos os cuidados, não hesite em procurar um acompanhamento médico para diagnosticar corretamente o problema.

Para deixar suas unhas ainda mais lindas, conheça toda a linha de esmaltes e películas da Look das Unhas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *